Notícias


Cinco mil policiais militares vão atuar nas eleições em Alagoas

Polícia Civil também vai montar estrutura especial em todos os municípios do estado

O esquema de segurança e a logística que serão adotados nos municípios alagoanos antes e durante as eleições 2014 foram apresentados nesta sexta-feira (19), aos desembargadores eleitorais, durante evento realizado na sede da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal). No total, cinco mil policiais militares vão atuar no pleito, na capital e no interior. Além deles, Polícia Civil (PC) e Polícia Federal (PF) também prepararam um esquema especial de segurança.

O efetivo que estará de plantão para garantir a tranquilidade nas eleições foi apresentado aos desembargadores pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcus Pinheiro. Dois ou três homens serão escalados para ficar de prontidão em cada local de votação. Coberto pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), Maceió e a Grande Maceió vão contar com um total de 1500 PMs e 200 bombeiros, além de guardas municipais. Cada região eleitoral contará com uma guarnição motorizada e uma do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

No interior, o trabalho dos militares começa na sexta-feira que antecede o pleito. Na capital, eles acontecem no dia da eleição. Segundo o comandante-geral, os policiais também farão o trabalho de guarda das urnas e auxílio dos juízes.

Na ocasião, o diretor-geral da Polícia Civil (PC/AL), delegado Carlos Reis, explicou que todos os municípios do estado contarão com delegados de plantão – um total de 122 -, além de agentes e escrivães, totalizando 1.559 servidores do órgão envolvidos. Segundo ele, essa é a primeira vez que todos as cidades alagoanas contarão com uma estrutura montada pela PC/AL para garantir mais segurança e apoio à população.

“Teremos um marco histórico em Alagoas, com 100% dos municípios cobertos por um delegado, chefe de operações e escrivães. Isso acontecerá até nas cidades onde não há delegacias, onde vamos atuar junto à PM”, ressaltou o delegado.

Uma portaria vai designar os delegados e apontar como os policiais devem atuar nos casos de crimes comuns e eleitorais. Eles ficarão de plantão das 18h do dia 4 de outubro às 18h do dia 5, quando acontecem as eleições.

O pleito em Alagoas ainda contará com o reforço da Polícia Federal (PF). Além de todo o efetivo do Estado, policiais que virão de Brasília também estarão atuando.

Urnas

De acordo com a presidente do TRE, desembargadora Elisabeth Carvalho, a distribuição das urnas nas zonas eleitorais já foi iniciada. A operação está sendo feita pelos Correios e conta com o apoio da Polícia Federal (PF). Os cidadãos convocados para atuar como mesários também já começaram a ser preparados.

“Esperamos que tudo transcorra em paz e que isso que acontece agora no guia não seja transportado para o dia das eleições. Que os políticos saibam se comportar, porque o que o povo quer é ver propostas”, destacou a desembargadora.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Henrique Melo, destacou que o órgão tem até o dia 25 para preparar as urnas. Até ontem, um total de 3.570 já estavam prontas para serem utilizadas no pleito. Até o dia 28, todas elas já terão sido distribuídas nos municípios do interior.

Além da presidente do TRE, Elisabeth Carvalho, o vice do órgão, Sebastião Costa Filho, os desembargadores eleitorais Alexandre Lenine, Alberto Jorge, André Carvalho e Everaldo Patriota; além do procurador Regional Eleitoral, Marcial Coelho, e da diretora-geral do TRE, Maria Celina Bravo, estiveram presentes ao evento nesta manhã.

Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal e dos batalhões de Polícia Militar também marcaram presença na Esmal nesta manhã.

 

Por: Gazeta Web

Comentários

comentários

Publicado em: 22/09/2014 às 08:46

Nenhum Comentário

Comments are closed.