Notícias


Estudante representa Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul

A estudante Beatriz Costa, 15 anos, vai representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), evento onde os jovens oriundos dos países que compõem o Mercosul discutem propostas para a melhoria do Ensino Médio em seus países e no continente. A redação da aluna foi selecionada e garantiu sua ida ao evento que será realizado em agosto na Argentina.

Aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Padre Aurélio Gois, em Junqueiro, Beatriz participou, nos dias 4,5,6 e 7 de junho da etapa nacional do evento, em Gramado, no Rio Grande do Sul, ao lado dos colegas Maria da Conceição Oliveira, da Escola Artur Lopes (Murici) e Lucas Marques, da Escola Dom Constantino Luers (Campo Alegre).

Para participar do evento, Beatriz, Lucas e Maria da Conceição precisaram redigir um texto com o tema “O Ensino Médio que queremos”. Durante o encontro em Gramado, os três jovens apresentaram propostas acerca de cinco eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos. Na ocasião, foi escolhido um representante por estado para participar do evento na Argentina.

“Tivemos três excelentes estudantes representando Alagoas na seletiva nacional do PJM e Beatriz chamou atenção dos demais jovens por ter defendido suas propostas com muita segurança e convicção. É uma garota muito determinada e focada nos estudos”, elogia Graça Souto, técnica responsável pelo programa na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE)

Conquista – Na redação, Beatriz apontou a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes, o incentivo à pesquisa e ao esporte como propostas para a melhoria do Ensino Médio.

Filha de professora da rede municipal, Beatriz teve sua paixão pela leitura incentivada ainda na infância e durante a sua estadia em Gramado, defendeu propostas acerca da importância da igualdade de gênero na escola. A jovem não esconde sua alegria por ter sido escolhida para representar Alagoas no evento que será realizado na Argentina.

“Estou muito feliz e ansiosa ao mesmo tempo, pois esta conquista representa o reconhecimento do meu esforço, mas também é uma grande responsabilidade representar meu estado em um evento deste porte. Além disso, será a primeira vez que sairei do país, minha ida à Gramado foi a minha primeira viagem de avião”, conta a jovem.

 Antes de viajar para Argentina, em julho, Beatriz e outros 67 estudantes brasileiros passarão por um período de preparação para o PJM em Brasília. “Lá, receberemos todas as instruções para nos prepararmos para o evento. Além disso, também estou pesquisando bastante sobre os eixos temáticos e aperfeiçoando o espanhol, pois defenderei minhas propostas neste idioma”, adianta

Graça Souto, da SEE, acredita que a participação de Beatriz no Parlamento Juvenil será uma experiência enriquecedora para a jovem. “Ela terá a chance de conhecer outros povos, outras culturas e aprimorar sua capacidade de expressão. Tudo isso será positivo para a sua vida acadêmica no futuro”, prevê.

 

Por: Ascom/SEE

Comentários

comentários

Publicado em: 20/06/2014 às 08:52

Nenhum Comentário

Comments are closed.