Notícias


Falta de água ameaça produção de laticínios em vários municípios de Alagoas

Desabastecimento compromete a produção de seis grandes indústrias da região

Sem funcionar em vários municípios – entre eles Batalha, Major Izidoro e Jacaré dos Homens, localizados no Sertão alagoano –, o sistema de abastecimento de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está comprometendo a produção de pelo menos seis indústrias de laticínios da região onde está localizada a Bacia Leiteira alagoana.

Além dos prejuízos causados nessas indústrias, a falta de água também ameaça dezenas de fabriquetas de laticínios na região. Para piorar a situação, a paralisação dos carros-pipa do governo do Estado no município de Batalha deixou os produtores locais preocupados. Os pipeiros estão com três meses de pagamento atrasados.

Segundo Vanderlan Barbosa, representante da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA), o abastecimento de água da Casal não funciona há mais de dois meses em cidades como Batalha. “Os moradores estão pagando R$ 20 por mil litros de água, que está sendo vendida por caminhões pipas particulares”, informou.

COMÉRCIO

Vanderlan disse ainda que o não funcionamento da rede de abastecimento da Casal vem afetando não só a população, mas também diversos setores comerciais da região. “Estamos tendo que pagar carros-pipa para manter a atividade funcionando. Isto incide sobre os custos, prejudicando a competitividade”, ressalta ele, que reconhece que o preço do leite no mercado não é o ideal. “Mas sem água, não tem como continuar a atividade produzindo com preços competitivos”.

De acordo com o representante da cooperativa, o setor corre o risco de fechar os principais laticínios se a Casal não resolver o problema.

 

Por: Gazeta Web

Comentários

comentários

Publicado em: 06/04/2014 às 10:37

Nenhum Comentário

Comments are closed.