Notícias


Grupo de desenvolvedores cria jogo on-line com conteúdo para o Enem

Plataforma tem como objetivo dinamizar e potencializar o aprendizado.
Ferramenta de estudo foi criada por especialistas em inovação e educação.

Um grupo de desenvolvedores vinculados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma on-line para facilitar os estudos e melhorar a assimilação de conteúdos para quem pretende se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que é um dos principais meios de avaliação de diversas universidades do país.

Em atividade há pouco mais de 9 meses, a ferramenta de estudo batizada como “Meu Tutor” é uma espécie de jogo on-line que reúne discussões e questões sobre disciplinas como: Português, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Inglês e Espanhol através de vídeo-aulas, leituras e resolução de questões.

No entanto, o diferencial da plataforma que é considerada mais uma ferramenta para auxiliar os estudo está na gamificacão do conhecimento, método que trata os assuntos de forma divertida e desafiadora, e na capacidade da personalização e compartilhamento da aprendizagem. É o que explica o co-fundador do Meu Tutor, o doutor e pesquisador em soluções educacionais, Ig-Ibert Bittencourt.

“Considerado um sistema integrado de educação, o Meu Tutor propõe otimizar a assimilação de conhecimento e potencializar o aprendizado. Para isso, a plataforma desafia o estudante e o bonifica com prêmios virtuais. De forma personalizada a ferramenta também identifica as limitações de aprendizagem para discutir melhor o assunto em questão, fazendo com que o aluno supere a dificuldade. Além disso, a plataforma aposta na experiência social, permitindo que o estudo seja feito de forma individualizada ou em grupo, com desafios entre os participantes que podem competir pelo conhecimento”, diz Bittencourt.

Inovação
A plataforma foi desenvolvida por especialistas da área de inovação vinculados . A ideia é modernizar a educação brasileira, tornando-a mais dinâmica e atrativa. O jogo, que disponibiliza maratonas de conhecimento gratuitas por tempo limitado, cobra R$ 9,90 mensal pelo serviço que já conta com mais de 5 mil usuários.

“O valor é simbólico diante das vantagens proporcionadas pelo sistema integrado de educação. Pois, levantamentos recentes mostraram que quem usa a ferramenta como complemento de estudo consegue aumentar o desempenho da capacidade de aprendizagem em até 150%”, expõe o co-fundador do Meu Tutor, Olavo Holanda, ao enfatizar que o ideal é que o estudante una o estudo tradicional à ferramenta educacional.

 

Por: G1 AL

Comentários

comentários

Publicado em: 29/04/2014 às 09:47

Nenhum Comentário

Comments are closed.