Notícias


Moradores do Agreste relatam tremor de terra durante a madrugada

Corpo de Bombeiros confirma abalos em cidades e Defesa Civil deve acionar especialistas para estudo

Menos de uma semana após o temporal que destruiu estabelecimentos comerciais e residências na região Agreste, moradores dos municípios de Lagoa da Canoa e Arapiraca relataram um tremor de terra na madrugada desta quinta-feira (19). De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), o tremor durou alguns minutos e moradores da zona rural chegaram a deixar as casas em que estavam.

Por meio da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, o oficial da região, tenente CB Everton, falou sobre o abalo, que aconteceu na cidade de Lagoa da Canoa e foi sentido em alguns trechos de Arapiraca. Apesar dos tremores, os militares não foram acionados para nenhum atendimento de emergência.

Em entrevista por telefone à Gazetaweb, a servidora pública Vilma Silva Nunes relatou que acordou, durante a madrugada, ao ouvir um forte estrondo. Vilma explicou que chegou a cogitar a possibilidade de um acidente automobilístico na frente de casa, mas que, após verificar em volta da residência, não constatou as causas do tremor.

“Estávamos todos dormindo quando, por volta das 4 horas da manhã, ouvimos um barulho muito forte e saímos correndo para a rua. Olhamos em volta da casa e não encontramos nada de estranho. Hoje de manhã, ao verificar as redes sociais, notamos que muitas pessoas sentiram o mesmo tremor, ouvindo o barulho”, revelou.

Na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), os militares informaram que também sentiram o tremor, que deixou moradores do Agreste assustados.

Há ainda relatos dando conta de que moradores da zona rural tiveram de deixar suas residências. A Defesa Civil Municipal de Arapiraca, porém, diz que não foi notificada, garantindo, no entanto, que tomou conhecimento do fato também por meio de relatos de moradores da região.

A reportagem conversou com o meteorologista do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS), Leandro Macêdo, que explicou o fenômeno.

“Na verdade, não foi um tremor de terra. As pessoas sentiram o tremor devido ao deslocamento de ar que o raio faz no instante em que se aproxima do solo. Quando ele cai, há um grande deslocamento de ar. Neste caso, como ele foi muito grande, as chegaram a acreditar em um tremor de terra”, contou.

Ainda segundo Macêdo, os terremotos são fenômenos incomuns na região. “Não ocorreu um terremoto. A placa tectônica que passa por aquela região é a que passa no meio do Oceano Atlântico. Isso seria um fenômeno muito raro. Se acontecesse um terremoto, não seria apenas em uma região. Caso acontecesse, Maceió seria a principal cidade atingida, por ser mais próxima do mar”, complementou.

Já com relação às chuvas, o meteorologista alertou para a possibilidade de temporais nos próximos dias, em virtude dos denominados vórtices ciclônicos em altos níveis, registrados nas proximidades da costa leste do Brasil, o que tem ‘empurrado’ a umidade do oceano para o continente, gerando nuvens muito carregadas e provocando as fortes chuvas.

 

Por: Gazeta Web

Comentários

comentários

Publicado em: 20/02/2015 às 13:10

Nenhum Comentário

Comments are closed.