Notícias


Navio chinês em busca por avião diz ter ‘captado sinal’

Segundo agência de notícias Xinhua, ainda não há evidência concreta de que sinal esteja ligado ao voo MH370.

Um navio chinês que está em busca da caixa-preta do avião da Malaysia Airlines desaparecido há quase um mês diz ter captado um sinal, informou a agência de notícias chinesa “Xinhua”.

Segundo a agência, o sinal tem a frequência de 37,5kHz por segundo, o mesmo que é geralmente emitido por caixas-pretas.

No entanto, ainda não há evidências concretas de que o sinal esteja ligado ao voo MH370, que teria caído no sul do Oceano Índico, reiteirou a Xinhua.

Desde a sexta-feira (4), equipes de buscas vêm usando equipamento de alta tecnologia para tentar achar a caixa-preta do avião.

Dois navios munidos com tecnologia especial de localização vasculham uma rota submarina de 240 quilômetros. Além disso, outros 14 aviões e nove navios participam do esforço.

O voo MH370 está sumido desde o dia 8 de março. Ele fazia a rota de Kuala Lumpur, na Malásia, a Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

Tudo indica que o avião caiu no sul do Oceano Índico, mas até agora nenhum destroço foi achado.

As buscas estão sendo coordenadas a partir da cidade de Perth, na Austrália.

Técnica especial

Os navios Ocean Shield, da Austrália, e HMS Echo, dos Estados Unidos, estão usando tecnologias especiais parecidas. A embarcação australiana leva um “towed pinger locator”, dispositivo que é rebocado em baixa velocidade pelo navio, fornecido pela Marinha americana.

A caixa-preta que está no fundo do mar emite pequenos sinais de dados conhecidos como “pings”. A tecnologia equipada nos dois navios tenta ler pings que estão sendo emitidos no mar.

As equipes de buscas têm pouco tempo para usar esta técnica, porque as baterias das caixas-pretas costumam durar apenas cerca de 30 dias.

Com as baterias expiradas, perde-se a chance de se tirar proveito da emissão dos pings para achar o avião.

 

Por: G1

Comentários

comentários

Publicado em: 05/04/2014 às 11:03

Nenhum Comentário

Comments are closed.