Notícias


Petrobras atinge recorde de produção de combustíveis em março

Carga média processada foi de 2,151 milhões de barris de petróleo por dia. Contas da Petrobras têm sido abaladas pelo déficit em sua produção

A Petrobras atingiu recorde de processamento em suas refinarias no mês de março, informou a companhia em nota na noite de domingo (6).

A carga média processada no mês passado foi de 2,151 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), superando em 12 mil barris diários o recorde de julho de 2013, de 2,139 milhões de barris diários.

A Petrobras também atingiu recorde na produção de diesel e gasolina com baixo teor de enxofre em suas refinarias.

Foram produzidos 4 milhões de barris de diesel S-10 (com concentração de 10 partes por milhão (ppm) de enxofre), 20 milhões de barris de diesel S-500 (500 ppm de enxofre) e 14,8 milhões de barris de gasolina S-50 (50 ppm de enxofre).

As contas da Petrobras têm sido abaladas nos últimos meses pelo déficit em sua produção de combustíveis, que obriga a empresa a importar, revendendo os produtos no país com preços abaixo do mercado internacional.

A Petrobras também registrou em março produção recorde na camada pré-sal.
A produção média mensal de petróleo operada pela companhia no pré-sal atingiu em março 387 mil bpd.

A produção tende a crescer ainda mais, já que em 3 de abril entrou em operação o poço 7-SPH-04-SPS, no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos.
“Esse poço, que tem potencial de produção de 26 mil barris de petróleo por dia, está conectado à plataforma de produção de 120 mil barris por dia de capacidade, o FPSO Cidade de São Paulo”, informou a Petrobras.

A Petrobras destacou ainda a produção do poço SPS-77A, também ligado ao FPSO Cidade de São Paulo, que produz 36 mil bpd desde o 18 de fevereiro de 2014, fazendo dele o poço de maior produção atualmente no Brasil.

Gás natural

A Petrobras ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 100 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural entregues ao mercado consumidor, disse a empresa.

Destes, 45,1 milhões de metros cúbicos foram destinados ao mercado termelétrico e 42,5 milhões de metros cúbicos ao mercado não termelétrico, do qual fazem parte indústrias, residências, veículos, sistemas de cogeração e outros.

O restante foi entregue às unidades da Petrobras.

Em março deste ano a geração de energia elétrica nas usinas termelétricas da Petrobras foi de 5.000 MW.

Considerando as usinas para as quais a Petrobras fornece gás natural, a geração chegou a 7.613 MW, representando cerca de 12 por cento da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em nota, a companhia atribuiu os recordes ao “aumento da produtividade de seu quadro de empregados”.

 

Por: Reuters

Comentários

comentários

Publicado em: 07/04/2014 às 15:07

Nenhum Comentário

Comments are closed.