Notícias


Pesquisa inédita coloca Piaçabuçu como o maior produtor de pescado em Alagoas

Entre 39 colônias alagoanas, Piaçabuçu ficou com o primeiro e segundo lugares em produção de pescado

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) está realizando o primeiro levantamento da produção pesqueira de Alagoas, por meio das informações repassadas pela Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal).

Os dados levantados referem-se ao mês de agosto e é considerado inédito no segmento. Nele constam informações de 39 colônias dos municípios onde existe pesca no Estado. Os pescados pesquisados foram peixe de água marinha e doce, camarão, lagosta, maçunim e sururu.

O primeiro e segundo lugares ficaram para o município de Piaçabuçu, com as Colônias Z-27 e Z-19, com 80 mil 550 quilos – sendo mais de 65 mil apenas de camarão – e 72 mil e 529 quilos de pescado respectivamente. Maceió aparece em terceiro lugar, com pouco mais de 25 mil quilos, através da Colônia Z-5. As outras colônias da capital têm valores que não foram suficientes para entrar no ranking das dez primeiras, com mais produção de pescado.

Para o secretário Regis Cavalcante, ter posse desses dados será fundamental para conseguir aporte financeiro na possibilidade de projetos na área da pesca. “Estávamos aguardando ter esses dados, coletados pelo nosso superintendente de Desenvolvimento da Pesca, Manoel Sampaio, para iniciar investimentos no segmento pesqueiro. Antes, não tínhamos como brigar por recurso, pois não tínhamos dados concretos. Agora será diferente.”

De acordo Manoel Sampaio, o levantamento da produção pesqueira é considerado inédito em Alagoas e abrirá muitas portas. “A partir de agora faremos a coleta desses dados mensalmente e teremos base para subsidiar projetos na área. Já estou terminando o levantamento do mês de setembro”.

 

Por: Aqui Acontece

Comentários

comentários

Publicado em: 30/10/2013 às 10:10

Nenhum Comentário

Comments are closed.