História de Piaçabuçu

Piaçabuçu é um município brasileiro do estado de Alagoas. Tem uma população de 19.087 habitantes 2011 e um território de aproximadamente 293 km².(IBGE/2007). Sua altitude média é de cinco metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 22°C. O município situa-se entre o oceano Atlântico e Rio São Francisco, que o presenteia com o conjunto de belas praias urbanas. Conhecida como Capital Alagoana das Palmeiras.

História

A região tem sua história ligada à exploração do rio São Francisco, que começou em 1660 com o português André Dantas. É aqui que fica a foz do rio e onde se deu a penetração rumo ao interior de Alagoas. O povoado surgiu a partir de uma capela que Dantas mandou construir em homenagem a São Francisco de Borja. O nome Piaçabuçu tem origem indígena e significa “Palmeira Grande”.
Em 11 de julho de 1859 foi criada a freguesia sob a invocação de São Francisco de Bórgia. Só em 1882 é que Piaçabuçu foi elevada à categoria de vila e desmembrada de Penedo. A mesma lei elevou a vila à categoria de município e transferiu a comarca para Coruripe. Antes de ser criada em 1952, a comarca de Piaçabuçu voltou a fazer parte, durante alguns anos, da comarca de Penedo.

Localização

Localizada na parte sul da faixa litorânea do estado de Alagoas, inserida na mesorregião do Leste Alagoano e microrregião de Penedo, o município de Piaçabuçu ocupa uma área de aproximadamente 293 km². E 140 km de Distância até a capital.
Grande parte da economia da cidade gira em torno do turismo, em especial do passeio ofertado por diversos barcos particulares à foz do Rio São Francisco que banha a cidade. Um dos mais famosos barqueiros locais é conhecido como o “Delta do São Francisco”.

Geografia

Piaçabuçu está situada ao sul do estado de Alagoas, na divisa com o estado de Sergipe, e caracteriza-se por suas águas calmas e areia fina e escura. Destacam-se as extensas formações de dunas encontradas por toda a praia, especialmente na desembocadura do rio São Francisco. Seu acesso é feito através da Praia de Pontal do Peba ou em barco desde a cidade de Piaçabuçu. É conhecida por ser um dos lugares mais importantes de desova das tartarugas marinhas que habitam nas costas brasileiras e que estão protegidas pelas leis do país.
Sua população estimada em 2004 era de 19.704 habitantes. Piaçabuçu Também conta com 3% da classe rica do estado que esta concentrado em Piaçabuçu. Apesar de pequena 59% das Famílias é de classe média alta e 32% classe média ou baixa.
Foz do Rio São Francisco, Piaçabuçu é a ultima cidade banhada pelo rio no qual tem sua foz situada na cidade.

Subdivisões

Existem 5 bairros em Piaçabuçu, definidos pela lei municipal:
Centro
Centro Histórico
Brasília
Paciência
Barreiras