Notícias


Governadores do Nordeste se reúnem em Alagoas nesta sexta-feira

Conselho da Sudene discute resoluções para minimizar efeitos da seca

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o superintendente da Sudene, Luis Gonzaga Paes Landim, e os governadores dos estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo se reúnem nesta sexta-feira (23) em Alagoas para a 18ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene, que começa às 10h, no auditório do Hotel Radisson, na Pajuçara.

O encontro vai contemplar a convalidação de atos da Sudene e do Ministério da Integração Nacional (MIN), entre eles a suplementação de recursos para o Programa Emergencial para a Seca, na ordem de R$ 750 milhões, concedidos ao Banco do Nordeste, e as novas medidas de adequação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Os recursos destinados ao Programa Emergencial para a Seca, que obtiveram duas resoluções aprovadas em abril e julho deste ano, somam R$750 milhões à conta de reprogramação da aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) do exercício de 2013. O Programa tem como objetivo promover a recuperação de atividades produtoras rurais e empreendedoras afetadas pela seca.

Segundo o superintendente da Sudene, Luis Gonzaga Landim, o Conselho tem como principal missão deliberar ações que beneficiem diretamente a Região Nordeste. “A Sudene luta contra a disparidade entre as regiões, com o intuito de diminuir, principalmente, as desigualdades existentes no Nordeste. Uma forma de conseguir isso é dando prioridade a projetos focados em Estados menos contemplados, que têm o menos índice de recursos do FDNE disponíveis”, explicou.

Fazem parte ainda do Conselho, a Confederação Nacional do Comércio, Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, Frente Nacional de Prefeitos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e os governadores de 11 estados da federação.

 

Por: Gazeta Web

Comentários

comentários

Publicado em: 23/08/2013 às 09:28

Nenhum Comentário

Comments are closed.