Notícias
Alagoas terá esquema especial de segurança durante a Copa do Mundo
Alagoas entrou na lista dos estados que terão a segurança reforçada durante a Copa do Mundo no Brasil. Agora, em vez de 12, serão 15 estados com esquema especial de segurança para a Copa, segundo o governo federal.
O motivo do reforço é a escolha do estado pela seleção de Gana para ser o local de treinamento durante o torneio de futebol. Os jogadores treinam no Estádio Rei Pelé e se hospedam no hotel Radisson, em Maceió.
Além de Alagoas, os estados que recebem reforço no esquema de segurança são Sergipe, onde treina a seleção da Grécia, e Espírito Santo, onde treinam os jogadores da Austrália e Camarões.
A decisão foi oficializada semana passada pela Presidência da República e será analisada pela presidente Dilma Rousseff, que pode pedir complementações. Ela está especialmente preocupada com a possibilidade de protestos violentos durante o torneio.
Esquema
Segundo o plano de segurança da Copa do Mundo, a Polícia Militar ficará responsável pelos “distúrbios civis”, podendo contar com o apoio da Força Nacional.
A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal protegem delegações e autoridades fora dos estádios e dos centros de treinamento, e fazendo escolta nos deslocamentos. Também ficarão responsáveis por conter crimes transnacionais e ações terroristas.
As Forças Armadas, por sua vez, podem reforçar o policiamento nas ruas, mas sua principal tarefa será controlar os espaços aéreo e marítimo, as fronteiras, e evitar ataques cibernéticos.
Apesar de incluídos no plano, Alagoas, Espírito Santo e Sergipe não terão centros integrados de segurança, como os demais estados com reforço. O governo tenta firmar parcerias para promover integração com esses estados.
Por: TNH1
Comentários
Publicado em: 29/01/2014 às 12:08
Nenhum Comentário