Notícias


Cientistas desenvolvem bateria de longa duração feita de madeira

Em busca de inspiração para criar uma bateria amiga do meio ambiente, os pesquisadores, Liangbing Hu e Teng Li, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, inventaram um dispositivo feito de madeira. A invenção usa pinheiros amarelos, e é mil vezes mais fina do que uma folha de papel.

Para armazenar a energia, os cientistas substituíram o lítio por sódio. O material não guarda força com a mesma eficácia, mas é bem mais barato e mais fácil de encontrar.

A bateria não está sendo projetada para alimentar dispositivos móveis, como telefones ou computadores, e sim para instalações de grande escala, tais como usinas de energia.

A explicação é parece simples. Os dispositivos atuais são construídos com bases duras, que não permitem dilatação. O doutor Hongli Zhu – um dos envolvidos na pesquisa – perceberam que as fibras de madeira se dilatavam com maior facilidade, estendendo a vida útil da bateria por até 400 ciclos de recarga. “As fibras de madeira que formam uma árvore são rica em minerais, e por isso, ideais para armazenar eletrólitos líquidos, tornando-os não só a base, mas uma parte ativa da bateria”, disse Hu.

A solução não é só condizente com os padrões de sustentabilidade, como também são bem mais econômicas. A madeira é um material renovável. Além do mais, por dispensarem o uso de lítio – um matéria tóxico – será possível reduzir a poluição do meio ambiente, e garantir maior eficiência aos aparelhos dos usuários.

Por: techtudo

Comentários

comentários

Publicado em: 18/08/2013 às 10:10

Nenhum Comentário

Comments are closed.