Notícias
Comitê Integrado de Combate à Seca discute andamento de obras no sertão
O Comitê Integrado de Combate à Seca (Coics) reuniu-se nesta terça-feira (03) na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Sem atingir o quórum mínimo, a reunião ocorreu sem caráter deliberativo, com o objetivo de apresentar o andamento das ações do Comitê nas regiões afetadas pela seca.
O Secretário-executivo do Coics, Napoleão Casado, apresentou informações sobre as medidas de tratamento que o Estado vem providenciando para a ação continuada de carros-pipa, que segundo o Cel. Edvaldo Nunes, coordenador da Defesa Civil Estadual, deveria estar garantida até 31 de outubro. “Os recursos chegaram quando haviam 37 municípios em situação de emergência, mas hoje temos 57”, alertou.
No entanto, Nunes informou que todo o dinheiro já recebido pelo Estado até a presente data já foi investido em ações emergenciais, e que uma nova verba para garantir o abastecimento de água para consumo humano através de caminhões-pipa, e consumo animal, através da compra de ração, já foi solicitada ao governo federal.
O planejamento está sendo feito de acordo com as previsões de intensificação da situação de emergência a partir de setembro, como apresentada pelo meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho. Segundo ele, apesar do mês de Agosto ter apresentado chuvas acima da média na maior parte do Estado, incluindo no sertão, em setembro deve voltar a chover dentro da média, que é historicamente baixa.
Com esse alerta, os órgãos vêm trabalhando aceleradamente. O Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Roberto Lôbo, apresentou o andamento das obras de perfuração e desobstrução de poços, escavação de tanques e instalação de dessalinizadores. De acordo com Lôbo, o projeto foi adaptado e está seguindo os moldes do Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente, que já é implantado com sucesso no estado.
Além da perfuração de poços, o sertão também irá receber perímetros irrigados no entorno do Canal do Sertão. O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba, Luiz Alberto Moreira, apresentou o andamento dos estudos realizados nas áreas de Pariconha, Água Branca e Delmiro Gouveia. Os estudos, que irão contemplar dados geográficos e sociodemográficos, já estão em fase inicial.
A produção de alimentos também é tema do Grupo de Trabalho criado dentro do Coics e encabeçado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater). De acordo com a diretora da Emater, Inês Pacheco, a previsão é de que em dezembro o grupo apresente uma proposta de reestrutração econômica do sertão alagoano.
A próxima reunião do Comitê está marcada para o dia 08 de outubro, que deverá acontecer novamente na sede da Semarh.
Por: Agência Alagoas
Comentários
Publicado em: 04/09/2013 às 08:23
Nenhum Comentário