Notícias


Dupla é detida acusada de oferecer cursos profissionalizantes falsos

Suspeitos usavam o nome da Associação Comercial de Santana do Ipanema como forma de atrair alunos.


Uma dupla acabou sendo detida, após tentar, supostamente, aplicar um golpe em vários alunos de escolas da rede pública municipal de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Os acusados estariam oferecendo cursos gratuitos, e para atrair os alunos teriam usado até o nome da associação comercial do município como parceira.

Entretanto, durante o período das inscrições, uma professora que tentou matricular o sobrinho, desconfiou da ação e entrou em contato com as autoridades. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou os acusados até a 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP).

Como era feito

Segundo informações, apuradas por nossa reportagem, a dupla teria iniciado a ação na última quinta-feira (19), quando se dirigiram até a Escola Estadual Mileno Ferreira e ofereceram os cursos de administração e operador de caixa. Os dois chegaram até a fazer um suposto teste vocacional com os estudantes e alguns foram premiados com um folheto, que daria direito a fazer o curso gratuito.

Os dois suspeitos também passaram em outras instituições de ensino, fazendo a mesma propaganda. Para atrair os estudantes, eles diziam que o aluno que fizesse esse curso, ganharia um estagio de emprego no mercado de trabalho.

A descoberta

A desconfiança na proposta começou a se evidencia no momento em que os selecionados no teste foram se inscrever. Ao chegarem à escola os alunos foram informados de que teriam que pagar um valor, que variava de R$ 20 à R$ 50.

Segundo os acusados, esse valor seria referente a um curso de informática, que estaria incluso no pacote, curso esse que seria realizado por uma empresa de cursos de informática, localizada também no município.

O presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema, Josinaldo Soares disse que após saber do fato se dirigiu ao local onde estava sendo realizado tais inscrições, e até tentou se passar por um tio de um aluno para fazer a inscrição.

“Eles disseram que só poderia fazer a inscrição do curso gratuito se participasse também do curso de informática, foi aí que eu perguntei da parceria da associação. Ao disserem que a ACSI era parceiro deles, eu disse que era impossível, pois não estava sabendo de nada”, relatou o empresário.

Mesmo detidos em flagrante, os acusado negaram que estariam tentando aplicar um golpe e disseram que deixavam bem claro que os cursos poderiam ser feitos separadamente.

De acordo com o delegado regional Rosivaldo Vilar, como o suposto golpe não havia sido concretizado e não houve queixa formal; a situação acabou sendo resolvida e a dupla devolveu o dinheiro aos alunos.

 

Por: Alagoas na Net

Comentários

comentários

Publicado em: 23/09/2013 às 20:46

Nenhum Comentário

Comments are closed.