Notícias


Ex-presidente da Nintendo morre aos 85 anos

O ex-presidente da Nintendo Hiroshi Yamauchi morreu nesta quinta-feira, 19, no Japão em decorrência de uma pneumonia, segundo a Reuters. Dos 85 anos vividos, dedicou mais de 50 ao comando da companhia de games, entre 1949 e 2002. Ele foi o terceiro sucessor no negócio familiar fundado em 1889 na então capital japonesa Kyoto.

Yamauchi, que ainda atuava como conselheiro da Nintendo, foi um dos grandes responsáveis pela ampliação dos negócios da empresa, que passou de fábrica de jogos de carta para uma das principais expoentes dos videogames. Sob seu comando, nasceram os consoles NES e o portátil Game Boy, que inspiraram as gerações atuais de PlayStation, Xbox e o próprio Wii, fabricado pela companhia.

Há cinco anos, Yamauchi foi listado pela Forbes como o homem mais rico do Japão com fortuna estimada em US$ 7,2 bilhões, dos quais US$ 2,1 bilhões eram patrimônio líquido. De lá para cá, no entanto, o mau desempenho do console Wii pôs abaixo os lucros da empresa e também refletiu na riqueza do conselheiro que, este ano, havia caído para a 13ª colocação entre os mais ricos do país asiático.

 

Por: Olhar Digital

Comentários

comentários

Publicado em: 19/09/2013 às 14:00

Nenhum Comentário

Comments are closed.