Notícias


Sobe para 40 o número de mortos em naufrágio nas Filipinas

Ainda há mais de 170 desaparecidos após choque de navios na sexta (16).
Mais de 800 pessoas viajavam em embarcação que bateu em cargueiro.

As autoridades filipinas aumentaram para 40 o número de mortos do naufrágio de uma embarcação de passageiros que se chocou contra um navio mercante na região central das Filipinas, e mais de 170 pessoas continuam desaparecidas de acordo com a última apuração da Cruz Vermelha.

O acidente aconteceu na noite da sexta-feira (16) na costa da província de Cebu.

O navio MV Saint Thomas Aquinas só levou dez minutos para afundar depois de bater no cargueiro MV Sulpicio Express, quando entrava no porto de Talisay, a quase um quilômetro de distância da cidade.

No Thomas Aquinas, embarcação de 40 anos com capacidade para mais de 900 ocupantes, viajavam mais de 800 pessoas, pelo menos 700 passageiros e 116 membros da tripulação. O cargueiro, que se dirigia à província de Davao, sofreu danos no casco, mas não afundou e não deixou feridos os 36 tripulantes.

Os pescadores foram os primeiros a ajudar as vítimas, que mal tiveram tempo de sair do navio. Foram resgatadas pelo menos 629 pessoas, e 69 delas estão em hospitais com fraturas e traumatismos.

As buscas foram suspensas na manhã deste sábado por causa das condições do mar e retomadas depois, embora não haja esperanças de encontrar sobreviventes.

As autoridades ainda investigam as causas do acidente, mas proibiram temporariamente a navegação da frota das companhias envolvidas, 2GO do navio e Philippine Span Asia Carrier do mercante. O chefe da Autoridade Industrial Marítima, Maximo Mejia, informou que as duas embarcações estavam com a documentação em dia, e acredita que o acidente não teve a ver com falta de manutenção ou com erros estruturais.

Um dos passageiros resgatados, Jerwin Agudong, relatou à emissora de rádio dzBB o que viu enquanto era resgatado. “Parece que alguns não conseguiram sair. Sinto pena das crianças. Vimos corpos perto do navio e outros sendo resgatados”.

O subcomandante da Guarda Litorânea, Luis Tuason, disse que alguns dos desaparecidos podem estar presos dentro do navio. “O capitão conseguiu ordenar a evacuação do navio e distribuiu coletes salva-vidas mas, por causa da velocidade que afundou, há muitas chances de haver pessoas presas”.

St Thomas Aquinas, que vinha de Surigao, no sul do arquipélago, seguia em direção a Cebu para realizar uma escala antes de partir em direção a Manila.

Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes no mar das Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, pelo descumprimento das normas de segurança, manutenção defeituosas ou sobrecarga das embarcações.

O acidente mais grave da história da navegação comercial, com 4.317 mortos, ocorreu em 20 de dezembro de 1987 quando o navio Dona Paz bateu em um petroleiro no sul das Filipinas.

 

Por: G1

Comentários

comentários

Publicado em: 17/08/2013 às 21:53

Nenhum Comentário

Comments are closed.