Notícias
TRT/AL permite bancários não-grevistas a voltarem ao trabalho
No entanto, sindicato dos bancários questiona decisão legal e interpõe mandado de segurança para reverter quadro
Em respeito à decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª região – publicada nesta sexta-feira (27) -, os bancos do Brasil e Bradesco podem voltar a funcionar já a partir da próxima segunda-feira (30). Os funcionários não-grevistas podem voltar às suas atividades. Os bancários, porém, ainda buscam melhorias salariais e asseguram que só voltam ao trabalho também mediante melhores condições de trabalho.
O secretário geral do Sindicato dos Bancários, Cícero Mateus, garantiu que a decisão do TRT será respeitada. No entanto, alerta o secretário, a decisão judicial diz apenas que o sindicato não deve se fazer presente às portas dos bancos. “Naturalmente, vamos recuar um pouco. Porém, o nosso corpo jurídico já ingressou com um mandado de segurança para reverter essa situação. A decisão obtida pelos bancos, o interdito proibitório, é um dispositivo legal que versa apenas sobre a invasão de propriedade. Portanto, qual foi o espaço invadido por nós?”, indaga o secretário.
Outro ponto posto em xeque pelo sindicalista diz respeito ao retorno dos profissionais ao trabalho, de modo a respeitar o horário de funcionamento dos bancos. “As portas dos bancos estarão abertas. Porém, não significa dizer que os bancários voltarão ao trabalho. A decisão judicial não diz nada sobre isso. E já obtivemos decisão judicial para o não retorno das atividades em situações semelhantes. Acredito que, na mesma segunda-feira, teremos boas novidades para os bancários”, destacou Cícero Mateus.
E o Comando Nacional da greve dos bancários decidiu – após reunião nessa quinta-feira, 26 – ampliar o movimento em todo Brasil e que, nesta quinta-feira, completou uma semana, com o fechamento de mais de 10.586 agências e centros administrativos nos 26 estados e no Distrito Federal. O comando reafirmou, ainda, a disposição em negociar com as instituições financeiras, ‘desde que haja convergência frente às necessidades dos bancários’.
Os bancários reivindicam um reajuste salarial de 11,93% – que representa percentual 5% maior que a inflação -, auxílio-alimentação, refeição, 13º cesta e auxílio creche/babá no valor de R$ 678 ao mês, além da melhoria das condições de trabalho, o fim das demissões e mais contratações.
Por: Gazeta Web
Comentários
Publicado em: 28/09/2013 às 11:57
Nenhum Comentário