Notícias


Ufal e Cesmac vão ampliar de 80 para 280 as vagas de medicina em Alagoas

A criação do curso de Medicina no Cesmac, com 120 vagas (60 por período), o aumento de 80 para 100 vagas no curso da Ufal, em Maceió, e mais a criação do curso da universidade federal em Arapiraca, com 60 vagas, foram anunciadas pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como uma conquista para o ensino superior em Alagoas que está praticamente consolidada para funcionar até 2015 em Maceió e Arapiraca.

“São 280 vagas que as duas universidades vão oferecer na capital e interior do Estado, o que representa um significativo avanço neste momento em que o país sofre com a falta de profissionais de medicina para atuar no interior e mesmo na periferia das capitais e grandes cidades”, avalia o presidente do Senado.

Em meio a uma agenda cheia de compromissos em Brasília, com o Congresso Nacional apreciando 128 vetos da presidente Dilma a projetos de suma importância para o Executivo e Legislativo, Renan reservou tempo para tratar de um assunto que considera “essencial” à expansão do ensino superior em Alagoas: a criação e ampliação de cursos e a implantação da Ufal em Porto Calvo, na região Norte do Estado.

O curso de Medicina no Cesmac, segundo o senador, depende apenas da aprovação do Conselho Nacional de Saúde. Ele pediu a presidente do conselho, Maria do Socorro Souza, quando a recebeu no dia 16 deste mês em audiência, no Senado, para agilizar o processo. Ouviu como resposta que ainda este mês de agosto o processo de avaliação seria concluído.

Além da presidente do CNS, Renan tratou do assunto com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação). “Fizemos ver a eles que o Cesmac está com toda estrutura pronta para iniciar o curso”. E comemorou: “Todos demonstraram o maior interesse em agilizar a conclusão do processo, que só depende agora de parecer do Conselho de Saúde”.

Porto Calvo

Na terça-feira, 20, Renan discutiu com o reitor da Ufal, Eurico Lobo, a criação da Universidade Federal de Alagoas na cidade de Porto Calvo, que será o próximo campus da Ufal no Estado. Tratou também da liberação de recursos do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para a Ufal de Arapiraca, que precisa construir novo prédio para início do curso de Medicina.

O Conselho Universitário da Ufal já autorizou o curso em Arapiraca, com 60 vagas, e também o aumento de 80 para 100 vagas em Maceió. Só falta a liberação dos recursos para construir o prédio e a abertura de concurso para 60 professores. A seleção de alunos deverá ocorrer já no próximo ano, para iniciar o curso em 2015, assim como a ampliação das vagas em Maceió.

 

Por: Assessoria

Comentários

comentários

Publicado em: 24/08/2013 às 07:54

Nenhum Comentário

Comments are closed.